O Montado
A Cortiça
Biodiversidade
Reciclagem
Cortiça Benícia S.A.
Economia Circular
O Montado
O MONTADO
“Quem se preocupa com os seus netos, planta um sobreiro”
É este velho, mas sábio ditado popular que os pais insistem em transmitir aos seus filhos. As gentes da terra sabem que o seu futuro e o dos seus descendentes passa não só pela exploração da cortiça e o fabrico de rolhas, como pela manutenção da riquíssima biodiversidade ambiental do montado e até do equilíbrio do próprio clima. Além da capacidade de produção de oxigénio, uma característica comum a todas as árvores, o sobreiro possui uma estrutura celular única e muito particular, que o torna capaz de reter o dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global do planeta.
Considerado património nacional, há séculos que o montado de sobro é legalmente protegido (Decreto-lei nº 169/2001), sendo proibido o seu abate e incentivada a sua plantação e exploração, uma iniciativa em que Portugal foi pioneiro e que se tem revelado acertada, pois atualmente, a extração da cortiça para o fabrico de rolhas transformou-se numa indústria de enorme importância económica e este país, o seu principal exportador mundial.
Fonte: www.apcor.pt
Localização do Montado
A área de montado tem crescido cerca de 3%, nos últimos 10 anos, como consequência de alguns programas de reflorestação. Mais de 130 mil hectares foram plantados em Portugal e Espanha, nos últimos 10 a 15 anos, com uma densidade de aproximadamente 120 a 150 sobreiros por hectare.
O montado pode apresentar-se como uma densa floresta ou como uma área de pastagem ou mato intercalada por árvores. A densidade média é de, aproximadamente, 80 árvores por hectare, embora possa chegar a 120 árvores ou mais, sendo que 5 % da área total pode ser utilizada para culturas cerealíferas como o trigo, a cevada ou a aveia, e 40 % para pastagens.
Fonte: www.apcor.pt
A Cortiça
A CORTIÇA
VERSÁTIL E ÚNICA
A cortiça é a casca do sobreiro. É um tecido vegetal 100% natural e é constituída por uma colmeia de células microscópias que têm um gás idêntico ao ar e revestidas sobretudo por suberina e lenhina. Tem uma abrangência de aplicações a atributos que nenhuma tecnologia conseguiu, até hoje, imitar, igualar ou ultrapassar.
PROPRIEDADES INTRÍNSECAS
- Leve
- Impermeável a líquidos e a gases
- Elástica e compressível
- Excelente isolante térmico e acústico
- Combustão lenta
- Antiestática e hipoalergénica
- Resistente ao atrito
Biodiversidade
BIODIVERSIDADE
Hotspot da natureza
O montado de sobro assegura uma grande biodiversidade natural, incluindo fauna selvagem, pastagens e flora diversa. Alberga uma grande variedade de espécies animais e plantas em teias de relacionamento alimentar centradas no sobreiro. A Rede Natura 2000 considera os montados e os bosques de sobro importantes para a conservação da biodiversidade. O montado é, ainda, um dos 35 hotspots da biodiversidade, a par com a Amazónia ou o Bornéu.
Equilíbrio e Conservação
As paisagens de sobreiros são um dos melhores exemplos no Mediterrâneo do equilíbrio entre a conservação e desenvolvimento para benefício das pessoas e da natureza. Suportam uma biodiversidade rica e meios de subsistência tradicionais, proporcionam oportunidades de desenvolvimento em áreas social e economicamente desprotegidas e desempenham um papel fundamental em processos ecológicos como a retenção de água, a conservação do solo ou a fixação de carbono.
Fonte: www.apcor.pt
Reciclagem
RECICLAGEM
Nunca é demais repetir que as rolhas de cortiça são um produto natural, reciclável e reutilizável. Para aproveitar e conservar este recurso tão valioso, um número crescente de países, têm-se esforçado por levar a cabo iniciativas de reciclagem, de forma a consciencializar as populações locais para a riqueza deste material.
Apesar de a cortiça reciclada jamais ser reutilizada para produzir rolhas para vinhos, existem muitas outras aplicações alternativas possíveis. Por exemplo, quadros de afixação, marcadores, bases para copos, pavimentos, juntas de culatra ou material de isolamento.
Fonte: www.apcor.pt
Cortiça Benícia S.A.
CORTIÇA BENICIA, S.A.
Na indústria da cortiça é importante estabelecer um desenvolvimento sustentável pelo que todo o processo produtivo foi pensado de forma a implementar novos métodos com vista a obter a melhor produtividade, mas tendo em consideração as preocupações ambientais.
A Cortiça Benicia iniciou em 2021 o cálculo das emissões de gases com efeito de estufa segundo o referencial GHG Protocol Corporate Standards Nível 1 e Nível 2.
Cuidar do meio ambiente é a garantia de um futuro melhor.
Economia Circular
ECONOMIA CIRCULAR
A indústria da cortiça é um exemplo perfeito da economia circular. Tudo é aproveitado e nada se desperdiça.
A cortiça proveniente dos dois primeiros descortiçamentos (virgem e secundeira), das podas e limpeza dos sobreiros, bem como a cortiça que não é utilizada para a produção de rolhas de cortiça, é aproveitada para a fabricação de produtos destinados à construção civil e outras aplicações, como transporte, vestuário, desporto, entre outros. Aglomerados compostos e aglomerado puro expandido são os dois principais tipos de produtos encontrados.
Fonte: www.apcor.pt